Como Estudar Para Concurso Público – GUIA COMPLETO (Parte 3 de 3)

Como Estudar Para Concurso Público – GUIA COMPLETO (Parte 3 de 3)

Opa! Seja muito bem vindo a terceira parte de nosso Guia Completo de Como Estudar Para Concurso Público! No vídeo de hoje, você descobrirá as dicas mais avançadas que os aprovados utilizam para estudar e se manter motivados!

Assista agora:

Não esqueça de me dizer o que achou nos comentários abaixo e de se inscrever no Canal do Youtube!

>>> Curso Completo de Estudo e Memorização Para Concursos <<<

Abaixo deixarei a transcrição do vídeo caso você prefira ler o artigo (e para os deficientes auditivos!):

Como Estudar Para Concursos Públicos – Guia Completo (Parte 3 de 3)

Como estudar para concursos públicos?. A pergunta que não quer calar!

Eu sou Jobair Cardoso e você está no meu blog Colecionador de Aprovações, seja bem vindo! Esse é o terceiro artigo da minha série de 3 artigos com TODAS AS DICAS que você precisa saber para ser aprovado em um Concurso Público!

Se você já assistiu aos primeiros vídeos, você a importância que tem:

  1. Escolher bem a área do concurso que você quer fazer;
  2. Ter um planejamento de estudos baseado no melhor material do mundo, ou seja, um material excelente com base no edital; e
  3. Desenvolver o seu próprio método de estudos, nesse caso você tem que estudar e ver o melhor qual método de estudo se adequa melhor para você (Clique AQUI Para Descobrir Os Melhores Métodos de Estudo)

Mas, qual a grande diferença entre quem já sabe estas 3 dicas iniciais e quem não sabe?

A Importância da Experiência

como estudar para concurso publico guia completo dicas 2

Normalmente, quando você já sabe essas coisas é porque você já estudou pra um concurso, já ganhou experiência e já desenvolveu o seu método de estudos…

Mas Jobair, eu já estudei muito, fiz a prova e fui reprovado. O que é que ta faltando? Por que é que eu não consigo ser aprovado? Por que é que eu estou me sentindo perdido na hora de estudar?

Calma!

Agora que você já sabe o que você tem que fazer (as 3 dicas iniciais), você tem que potencializar isso, ou seja, você tem que aumentar o seu rendimento e a qualidade do seu estudo. Assim, você vai aprender a estudar o mesmo tempo e render muito mais, aprender muito mais.

O primeiro passo para potencializar os seus estudos está em trabalhar a sua mentalidade. Você tem que ter disciplina e entender que estudo é a sua prioridade. Não é pra estudar no horário que sobrou, não é “ah, eu vou estudar das 18h às 22h porque foi o horário que sobrou”. Não! Estudar agora é a sua prioridade.

Com disciplina e planejamento você vai desenvolver o seu horário e o resto do seu dia vai ficar para segundo plano.

Mas espera ai, como assim? Você está dizendo que eu não devo me importar com as outras coisas? Eu trabalho e estudo, não posso simplesmente largar tudo!

Calma, calma, deixa eu explicar! 🙂

É o seguinte, estudar vai ser a sua prioridade número 1, você vai continuar tendo suas responsabilidades, vai continuar fazendo tudo isso da melhor forma que você conseguir fazer, mas você tem que entender que estudar deve ser sua prioridade. O seu ponto principal do dia vai ser o seu momento de estudo.

Então você não pode trocar o seu estudo por qualquer outra coisa, tem que ser uma responsabilidade, assim como trabalhar e ir para a faculdade também são responsabilidades.

Entendido? 😀

A essa altura, você já deve saber que passar em um concurso não é uma jornada rápida, não é algo que vai acontecer em um mês, em dois meses. Sendo assim, você vai precisar programar bem o seu dia e equilibrar bem os seus estudos, já que não adianta nada estudar muito por duas semanas e depois diminuir o seu ritmo de estudos. Também não adianta estudar muito por um curto período de tempo e com pouca qualidade de estudos.

Não adiantar passar 10 horas do seu dia estudando se você não vai absorver bem o conteúdo.

Ou seja, você precisa ter equilíbrio! Equilíbrio nos estudos para render bem e, tem que ter equilíbrio na vida, porque você não vai aguentar meses só estudando todos os dias. Você tem que se divertir, tem que ter um tempo com sua família, sua esposa, sua namorada. Você tem que fazer aquilo que você gosta.

Agora que eu já introduzi a um novo nível de estudo e você já sabe o que está fazendo, eu vou falar 4 Atitudes que os estudantes em nível avançado costumam fazer.

4 Atitudes dos Aprovados Enquanto Estudavam

dicas para concursos

Todas as pessoas que foram aprovadas em Concursos Público tinham algo em comum enquanto estudavam. Veja abaixo as 4 Atitudes dos Aprovados:

1 – Ficar Atualizado

A primeira atitude de um aprovado é ficar ligado, prestar atenção no mundo dos concursos. Saber quando vai ter algum concurso, quando será liberado o edital. Dessa forma, você sempre vai saber com bastante antecedência quando uma prova vai acontecer. Se você ficar ligado na sua área e você vai acabar sabendo de alguma prova com um ano de antecedência.

Outra dica importante: não fique esperando sair esse tipo de notícia se você sabe que tem alguns concursos que acontecem TODOS OS ANOS. Se você quer passar em algum concurso que acontece com frequência, então comece a estudar JÁ pelos editais passados! Um excelente exemplo são os concursos para bancários do Banco do Brasil e da CAIXA Econômica que acontecem todo ano!

2 – Plano e Método de Estudos Eficientes

A segunda dica importante que você deve saber quando chega à esse nível de estudante expert para concursos é que você tem que desenvolver o seu próprio método de estudos, que é basicamente uma fórmula. Com essa fórmula você consegue estudar qualquer matéria e qualquer conteúdo que seja oferecido a você.

Eu vou dar o exemplo de como é que eu faço quando tenho que estudar:

1. Faço minha programação de datas, horários e matérias para saber quando e por quanto tempo vou estudar cada matéria (Tudo baseado nos pesos das matérias e de acordo com o Edital)
2. Compro um excelente material de estudos, que eu gosto de chamar de “o melhor material do mundo” (Clique AQUI Para Saber Onde Compro); e ai vem a parte do…
3. Método de estudos. O que é que eu faço: não importa se é por leitura ou vídeo aula, eu primeiro absorvo esse material. Vamos supor que seja um livro. Então eu leio esse livro, gravo palavras chave e tento entender o conteúdo (faço um resumo auto-explicativo). Enquanto eu vou lendo o livro, vou colocando as palavras chave em uma folha separada. Daí eu monto a estrutura lógica de tudo o que eu li (tudo que eu estudei) e no final eu releio o meu resumo.

Ao reler o resumo, estou fazendo a quarta etapa:

4. Revisão: revisar todo o conteúdo estudado através dos resumos e…
5. Colocar tudo em prática, ou seja, resolver MUITAS questões!

Essa é a forma que eu estudo qualquer matéria e serve muito bem para mim.

Mas atenção para os resumos! A ideia do resumo é RESUMIR! Tem gente que escreve praticamente um novo livro. Os resumos devem ser curtos, objetivos e com suas palavras.

Os resumos não devem ser cópias de algumas frases dos livros ou cópias das falas do professor. O resumo deve ser a conclusão do que você entendeu e escrito com suas palavras.

Só a título de exemplo, eu consegui reduzir o conteúdo inteiro das matérias em uma única folha. Cada matéria em uma folha: Ética, uma folha. Português, uma folha. Raciocínio lógico, uma folha. Enfim, tudo em uma única folha (A4) frente e verso. Daí, o que eu fiz? Eu li o meu resumo, pensando e entendendo o conteúdo, resolvi MUITAS questões e FUI APROVADO 🙂

  • Depois eu vou fazer um vídeo só sobre isso, como eu fazia os meus resumos e como você também pode fazer um resumo rápido e eficiente. E vou mostrar as minhas anotações, todas, que eu guardei como lembrança!

Mas enfim, o importante é você aprender técnicas eficientes de estudo e a partir disso desenvolver o seu próprio método de estudos, um método eficiente e que você fique à vontade.

3 – O Sucesso É Contagiante

A terceira dica não se aplica só ao mundo dos concursos públicos, ela também se aplica à vida, não importa a área ou o que você queira fazer, se você seguir essa terceira dica eu tenho certeza que vai ser muito bom pra você:

Você é a média das cinco pessoas mais próximas a você. Ou seja, se você anda com pessoas ruins, você pode se tornar uma pessoa ruim, mas se você anda com pessoas, boas, batalhadoras, que lutam para alcançar os seus sonhos, você também vai se tornar uma pessoa assim. Você acaba sendo envolvido pelas pessoas que acompanham você.

Ande com as pessoas que tenham o mesmo sonho que você, que queiram chegar ao mesmo local ou num local parecido, ou seja, outro concurso.

Também tente se aproximar de pessoas que já passaram em algum concurso e tente perguntar a elas “O que foi que você fez?”, mas não só perguntar por perguntar, mas sim tentar entender “o que realmente foi que ela fez? Como ela transformou a vida dela? O que ela teve que mudar para ser aprovada?”.

O interessante é que hoje com a internet você não precisa conhecer, pessoalmente, uma pessoa que foi aprovada, você tem, por exemplo, o meu canal e o canal de outras pessoas que também passaram e fazem vídeos. Assim, você pode se aproximar e descobrir o que essas pessoas fizeram e como elas pensam.

Se você entender cada vez mais como essas pessoas pensam, você vai aprender cada vez mais dicas, como ter a visão, vai entender como essas pessoas mantém o foco, como elas mantém a motivação.

4 – Cuide Da Sua Memória!

estudo e memorização para concursos renato alves

quarta dica também é muito importante mas muitas vezes negligenciada pelas pessoas… eu estou falando de MEMORIZAÇÃO! Aprenda como memorizar o conteúdo que você estuda, e não como decorar. São coisas bem diferentes.

Decorar, é você ficar ali repetindo, repetindo, repetindo…  E isso não é bom! Tem uma coisa que sempre percebia quando eu ia apresentar trabalho na faculdade, ficava aquele negócio “oh meu Deus, tenho que apresentar trabalho”, pegava uma folha e fazia um resumo do que eu tinha que falar e ficava tentando decorar aquilo. Ficava lendo e relendo, relendo, relendo. Isso é decorar! Se você lê, lê, lê, lê, lê, uma hora vai acabar entrando na sua cabeça, mas isso não é legal.

Por que isso não é legal? Porque quando chega na hora e você fica nervoso, se sente sobrecarregado e é daí que vem o branco, você esquece! O branco acontece porque o conteúdo estudado não está memorizado, mas sim decorado…

Não é bom decorar as matérias, Memorize!

Existem várias técnicas de memorização para você lembrar o conteúdo de forma eficiente, lembrar um conteúdo de verdade. Eu vou trazer outros vídeos e artigos de técnicas de memorização e estudo, então se certifique que você está Inscrito no Canal do Youtube e Cadastrado na minha Lista VIP!!! Se eu fosse explicar aqui o artigo ficaria muito longo…

Então com essa dica: memorize, não decore, que eu encerro a minha série de 3 artigos com as principais dicas de como estudar para concurso público que todos os concurseiros devem saber!

Eu vou deixar Aqui o Link Para Você Se Cadastrar para receber um meus artigos VIPs, os meus vídeos secretos, que eu mando POR EMAILS para as pessoas que estão cadastradas lá.

Hoje, cerca de 5.000 (cinco mil) pessoas recebem esses emails, então venha se juntar a esse grupo para debater estratégias de estudo e receber sempre dicas novas.

Antes de encerrar, deixa só eu falar uma frase que eu gosto muito de passar para as pessoas que me seguem, que é: “ENTENDA QUE ESTUDAR PARA CONCURSO É UM ESTILO DE VIDA”, não que você vá ficar fazendo isso pro resto da vida, claro, mas você tem que entender que você tem que mergulhar no mundo dos concursos pra você entender esse universo e buscar a sua aprovação.

Grande abraço,

Jobair Cardoso
Do Blog Colecionador de Aprovações

E-Book: 5 Regras Garantidas Para Ter Sucesso Nos Estudos!

Receba GRÁTIS No Seu Email!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

6 Comentários

  1. Vania disse:

    Bom dia! Estou estudando para concursos há 1 ano com foco na área bancária. Ainda estou com dificuldades na disciplina de inglês pois só sei o básico e mesmo com aulas on line ainda não consegui absorver e compreender texto que são cobrados em concursos. Teria algum material específico para indicar? Obrigada!

    • Jobair Cardoso disse:

      Olá, Vânia! Eu recomendo fortemente o material do Estratégia Concursos. Vou deixar o link aqui: http://bit.ly/estrategia-concursos
      É só pesquisar qual o concurso que você quer e depois pesquisar as matérias. Dá pra comprar o curso completo ou por matéria (tem de inglês e é muito bom!)
      Grande Abraço e bons estudos!

  2. rayannee disse:

    Bom dia! Gostaria de saber que material de estudo você indica.

  3. Millene disse:

    bom dia
    estou estudando para o concurso do TJPE , trabalho 8 horas por dia e faço um cursinho específico para o concurso com duração de 3 horas todas as noites. Como faço para planejar minha horas de estudo? me ajuda quanto a isso por favor

    • Jobair Cardoso disse:

      Olá, Milene!
      Já estive em uma situação parecida com a sua. A primeira coisa a se considerar é que só ir para aula não resolve a situação, lembre sempre dos 4 momentos do estudo: absorção (quando você é apresentada ao conteúdo), resumo auto-explicativo, revisão e resolução de questões. O ideal é você fazer anotações durante a aula (mas cuidado para não copiar tudo o que o professor fala, se você fizer isso não vai estar trabalhando sua mente para entender o conteúdo). Após fazer esse trabalho de captar o conteúdo e escrever com suas palavras (absorção e resumo), ainda restam mais 2 passos: revisão e resolução de questões. Agora você tem que tomar uma decisão: qual o melhor horário para realizar essas duas atividades? Após a aula (não aconselho) ou no dia seguinte (acho melhor). Você pode fazer isso durante o dia mesmo… no transporte para o trabalho, na pausa para o almoço, reservar um tempinho livro no trabalho se for possível etc. Assim é totalmente possível revisar o conteúdo e resolver questões durante o dia.

      Dessa forma, o conteúdo ficará MUITO MAIS fixado na sua memória de longo prazo. Faça uma simples comparação entre só assistir às aulas e assistir às aulas, anotar da forma correta, revisar o conteúdo e responder questões da banca no próximo dia. Consegue visualizar o quanto isso é poderoso? 😀

      Espero ter ajudado com esta resposta. Se ainda tiver dúvidas, me avise, assim posso gravar um vídeo só falando sobre isso!
      Abraço!