Como Estudar Para Concurso Público – GUIA COMPLETO (Parte 2 de 3)

Como Estudar Para Concurso Público – GUIA COMPLETO (Parte 2 de 3)

Opa! Seja muito bem vindo a segunda parte de nosso Guia Completo sobre Como Estudar Para Concurso Público! No vídeo de hoje, você aprenderá um exercício que te fará encontrar sua motivação diária para continuar estudando com MUITA determinação!

Assista agora:

Não esqueça de me dizer o que achou do vídeo nos comentários abaixo e inscreva-se no canal do Youtube!

Abaixo, deixarei a transcrição do vídeo, para aqueles que preferem ler e deficientes auditivos!

Como Estudar Para Concursos Públicos – Guia Completo (Parte 2 de 3)

Opa, tudo bom? Eu sou o Jobair Cardoso do site Colecionador de Aprovações e este é o segundo artigo, onde eu estou colocando dicas iniciais, intermediárias e avançadas de como estudar para concursos públicos.

Então, se você está lenda este artigo é porque você já assistiu/leu o artigo 1, onde você aprendeu o seguinte: para estudar e passar num concurso você precisa de um

  1. planejamento de estudos;
  2. do melhor material de estudos do mundo; e
  3. do seu método de estudos, que você vai desenvolver quando começar a estudar.

E é isso que vou começar a falar nesta segunda parte!

Quando você aprende essas dicas principais iniciais e começa a pôr em prática nos seus estudos, você vai começar a ganhar experiência! E ao realizar diariamente cada um desses pontos principais, você vai potencializar, aperfeiçoar e vai ficar cada vez melhor nisso.

Outro ponto importante quando você inicia os seus estudos e entende o que você tem que fazer para alcançar o seu objetivo, é que você percebe que o seu trabalho, a sua faculdade ou sua falta de tempo, ou o cuidar dos filhos, “isso”, NÃO VAI ATRAPALHAR OS SEUS ESTUDOS SE VOCÊ ESTIVER REALMENTE FOCADO.

Quando você realmente quer algo, quando você sonha com algo, a falta de tempo NÃO PODE SER UMA DESCULPA!! 😀

Como Estudar Para Concurso Público Com Apenas 2 Horas Por Dia?

como estudar para concurso publico dicas memorização

Imagina que saiu o edital e você tem 2 meses para estudar para a prova (O edital saiu hoje e, a prova, é daqui a 2 meses).

Se você deixar pra estudar nesses 2 meses, realmente, quem só tem duas horas por dia, não vai conseguir estudar…

Então, o que é que você pode fazer?

Você pode ficar atualizado para saber “qual vai ser a próxima prova?”, “quando vai ser a próxima?”, “quando é que vai ter autorização de edital para um novo concurso?”.

Assim, você começará a estudar antes do edital sair. Se você ficar bem ligado e atento à isso, você vai saber de uma prova que vai acontecer daqui a um ano! Imagine só ter um ano para estudar para uma prova? Dessa forma, é perfeitamente possível que você, estudando apenas duas horas por dia, consiga estudar o material e todo o conteúdo de uma forma completa.

“Ah, mas um ano estudando?? Um ano é muito tempo! Um ano, dois anos. É muito tempo!”

NÃO É MUITO TEMPO. Preste atenção no próximo tópico para entender…

Como Ficar Motivado Para Estudar Durante Muito Tempo

motivacao para estudar concentrado

Vamos fazer este rápido exercício:

Imagine onde você quer chegar… Imagine você depois de ter passado no concurso… Imagine você indo trabalhar no carro que você quer tanto… Imagine você trabalhando com outras pessoas que também passaram no concurso, outros profissionais e no final do mês recebendo o salário que você tanto deseja…

Se imagine nessa vida. Está visualizando? Pare um pouco pense nisso. Soa bom pra você? Seria legal? Seria uma experiência boa?

Se você fica empolgado ao pensar algo do tipo ou se visualizar no cargo, então, passar no concurso é o seu objetivo! É o que você quer pra sua vida! E o que te separa de alcançar esse objetivo??

O que o separa de alcançar esses objetivos é um caminho de estudos! Então use esta empolgação e vontade para batalhar e estudar TODOS OS DIAS!

Funciona mais ou menos assim: no primeiro artigo eu falei que você tem que ter um plano de estudos, esse plano vai ser desde o dia zero (o dia em que você não sabe nada sobre a prova) até o dia de fazer a prova. Essa vai ser a sua estratégia, composta de pequenas atividades diárias.

Até em uma guerra é assim: onde você está em um determinado local e precisa atacar o seu inimigo (que está em um local longe de você). Você não vai simplesmente sair do ponto zero e atacar. Não. Você vai juntar os seus soldados, treiná-los, caminhar, montar sua tática de guerra etc. Ou seja, pequenas atividades diárias que você fará até atacar o seu inimigo.

No concurso é a mesma coisa, você precisa da sua estratégia.

É como uma escada, em que você terá de subir degrau por degrau até chegar ao topo, ou seja, até ser aprovado em um concurso público!

Então, guarde isso. Faça o seu planejamento e cumpra as suas pequenas atividades diárias! Estude todos os dias para você alcançar o seu sonho, o seu objetivo.

E com essa mentalidade, com esse controle do que você tem que fazer e do que você deve fazer, você vai se sentir muito mais motivado para fazer isso todos os dias porque você sabe que as coisas não vão acontecer como num passe de mágica, precisará de esforço, estudo, determinação.

Aproveitando que eu estou falando sobre esforço, estudo e determinação, quero falar sobre uma frase muito famosa do William Douglas.

A Famosa Frase do William Douglas

William Douglas concurso publico

William Douglas

Concurso não se faz para passar, mas até passar

Essa é uma frase muito boa, mas você tem que ter cuidado na interpretação dela, pois muita gente acha que é perda de tempo ficar estudando tanto para um concurso, fazer a prova e não passar. Então vamos deixar bem claro aqui: estudar NUNCA é perda de tempo!

Eu não sei se você lembra no vídeo 1, quando eu falei que você tem que escolher bem a área do concurso e que você não pode escolher o apenas pelo dinheiro. Isso é importante porque é muito comum não passar no primeiro concurso. O que você tem que entender é que esse tempo de estudo para o seu primeiro concurso é ESSENCIAL. Ele vai potencializar os seus estudos para o segundo concurso que você vai fazer!

Primeiro, você já terá descoberto como você estuda melhor (se você gosta mais de cursinho, apostila, estudar em casa etc.) e você já vai ter uma base, um conhecimento. Você já vai ter uma cabeça imersa naquele mundo daquela área da prova que você fez!

Imagine como seria horrível se você passasse seis meses estudando pra área de saúde e depois que você fizesse a prova e não passasse, resolvesse estudar agora para técnico do tribunal de justiça?? Todo aqueles seis meses, aquele conhecimento, a sua bagagem, o seu investimento em tempo e estudos estariam perdidos, porque você iria estar migrando para outra área.

Então é importante isso, escolha uma área e fique nela. Então escolha bem!

Espero que você tenha entendido bem essa frase do William Douglas, comigo mesmo as pessoas falam “nossa você é muito inteligente, estudou 30 dias e passou num concurso!”. Não, não foi bem assim! Eu estudei 30 dias para aquela prova, certo, mas antes de fazer aquela prova eu já tinha feito concurso assim que sai do colégio, em 2010, depois mais outro em 2012, mais um no início de 2013 e o do Banco do Brasil, que eu tive 30 dias para estudar e passei! Mas entenda que não foram só os 30 dias de estudo, eu tive que fazer um, falhar, fazer outro e persistir, persistir e persistir. Você tem que persistir!

Se eu consegui e milhares de pessoas também conseguem, você também consegue!! Basta saber o que eu falei no vídeo 1 e o que eu falei nesse vídeo 2 e persistir!

Se você gostou desse artigo e ele foi útil para você de alguma forma, compartilhe e deixe seu comentário abaixo (eu respondo todos!).

Grande abraço,

Jobair Cardoso
do Blog Colecionador de Aprovações

Vídeo 1: Como Estudar Para Concurso Público – Guia Completo (Parte 1 de 3)

Vídeo 3: Como Estudar Para Concurso Público – Guia Completo (Parte 3 de 3)

E-Book: 5 Regras Garantidas Para Ter Sucesso Nos Estudos!

Receba GRÁTIS No Seu Email!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!