Como Estudar Para Concurso Público – 3 Coisas Que TODO Concurseiro Deve Saber (1 de 3)

Como Estudar Para Concurso Público – 3 Coisas Que TODO Concurseiro Deve Saber (1 de 3)

Opa, tudo bom? Se você quer aprender Como Estudar Para Concurso Público e está sentindo dúvidas em relação aos métodos de estudo e organização, você veio ao lugar certo! Aqui no blog Colecionador de Aprovação nós vamos te ensinar PASSO A PASSO tudo o que eu fiz para ser aprovado e exatamente o que você precisa fazer para ser aprovado também!

Para dar início, assista ao vídeo abaixo, Como Estudar Para Concurso Público – O Guia Definitivo:

Vídeo 2: Clique AQUI Para Assistir

INSCREVA-SE NO CANAL NO YOUTUBE!

Deixarei ABAIXO a transcrição do vídeo (texto com o mesmo conteúdo do vídeo) para deficientes auditivos e para aqueles que estão em algum ambiente onde não podem fazer barulho!

Como Estudar Para Concurso Público – O Guia Definitivo (Parte 1 de 3)

Se você estuda ou quer aprender como estudar para concurso público, então eu tenho certeza que você está em uma destas 3 situações:

  1. Você está completamente perdido e não saber por onde começar;
  2. Você começou a estudar para o tão sonhado concurso mas no meio do caminho se sentiu perdido com a quantidade de conteúdo e informações; ou
  3. Já estudou para Concursos, fez a prova mas infelizmente foi reprovado…

Então, se você está em uma destas 3 situações ESTE VÍDEO É PARA VOCÊ! Eu sou Jobair Cardoso do Blog Colecionador de Aprovações e neste primeiro vídeo, de uma sequência de 3 vídeos, eu vou te explicar quais são AS 3 COISAS  que todas as pessoas que estudam para Concursos Públicos precisam saber.

Antes de começar eu preciso te alertar sobre um ERRO COMUM na hora de escolher o Concurso que você quer fazer: não escolha o concurso apenas pelo salário, escolha o concurso pela área. Qual é a área do concurso que você quer estudar? No vídeo 2 eu aprofundarei mais sobre este assunto, então fique ligado…

Sem mais delongas, vamos direto ao assunto: Quais são os 3 pontos que todas as pessoas que estudam para Concurso Público precisam saber?

1. Planejamento de Estudo

dicas de como estudar para concurso publico

Como eu costumo falar aqui no blog, a coisa mais importante que você deve fazer quando quer aprender como estudar para concurso público é: ESTAR NO CONTROLE DA SITUAÇÃO. Passar em um Concurso é um objetivo e uma meta de longo prazo… para não se perder no caminho, você tem que saber exatamente tudo o que precisa fazer desde o primeiro dia de estudo até o dia da prova…

Se você não fizer isso, vai chegar uma hora que você vai se sentir perdido, não vai conseguir mais controlar toda a situação e vai se sentir desmotivado.

A primeira coisa que você deve fazer para se planejar efetivamente é ENTENDER O EDITAL: como o concurso será realizado, como será o procedimento, qual o estilo de prova, como a banca gosta de trabalhar etc.

Este é um passo básico, a primeira coisa que você deve fazer. Apesar de ser básico, muita gente acaba negligenciando o edital e assim diminuindo drasticamente as chances de aprovação. Se você seguir este primeiro passo, tenho certeza que já ficará com uma grande vantagem em relação a seus concorrentes.

2. Escolha Um Excelente Material de Estudos (O Melhor Material do Mundo)

material de estudo para concurso publico

Mas o que é um excelente Material de Estudo para Concursos Públicos? 

É um material onde:

  • Os professores são experientes
  • É feito com base total no Edital
  • Planejado com base no estilo de prova e questões da banca

Atenção: não importa a forma em que o material é entregue (PDF, aula presencial, video aula, apostila), o que importa é que seja a melhor forma para você aprender, a forma que se adeque melhor para você.

Mas… e se o edital ainda não tiver saído, como vou estudar?

Nesses casos, os cursinho oferecem cursos “pré-edital” que são baseados no edital da prova passada. Geralmente, quando o edital sai, os professores ajustam o conteúdo ao novo edital e fornecem as devidas atualizações.

Quando você já estiver com seu planejamento de estudos e com um excelente material, você conseguira planejar (de acordo com o tempo livre que você tem) qual será o seu horário e rotina de estudos. Por exemplo:

Segunda-Feira estudarei Direito Previdenciário e Administrativo;
Terça-Feira estudarei Português e Raciocínio Lógico;
Quarta-Feira estudarei Informática e Direito Constitucional;
Quinta-Feira estudarei Ética no Serviço Público e Regime Jurídico;
Sexta-Feira revisarei todo o conteúdo através dos resumos que preparei;
Sábado farei simulados sobre cada matéria.

Este exemplo foi baseado em todas as matérias do Concurso do INSS de 2016. Viu como é possível dividir todo o conteúdo em uma semana mesmo que você tenha pouco tempo? 😀

Então preste atenção, selecione o melhor horário que você tiver para estudar e divida bem desde o primeiro dia de estudo até o dia da prova! Lembre sempre de resolver questões, fazer simulados e revisões!

Com seu excelente material e seu cronograma de estudos já pronto, vamos para a terceira dica:

3. Desenvolva Um Método de Estudos

como estudar em casa para concurso publico

A partir de hoje, estudar fará parte da sua rotina, portanto você deve escolher qual a melhor e mais agradável forma de fazer isso. Como você aprende mais? Como você gosta de absorver conteúdo? Qual a forma de estudo que você acha mais agradável? Aulas em PDF, Vídeo Aulas, Cursinho Presenciais?

Enfim, escolha a melhor forma para você!

MAS ATENÇÃO: apenas absorver o material de estudo (assistir aula, ler livros e apostilas etc.) NÃO É ESTUDAR!

Muita gente acha que é só ir para aula e pronto, já estudou. Isso não é verdade. O lugar de estudar é em casa.

Quando você assiste a uma aula online, lê um livro, apostila ou vai ao cursinho você não está estudando, está absorvendo o conteúdo e esta absorção é conhecida como ESTUDO PASSIVO. Eu pretendo me aprofundar mais neste assunto em outro artigo/vídeo, mas só para introduzir, deixa eu te explicar rapidamente:

Quando você assiste a uma aula, você está tendo o seu primeiro contato com aquele conteúdo. Neste momento você tem 2 Opções:

Seguir o Método Tradicional de Estudo, ou seja, enquanto o professor fala você anota tudo o que ele fala e quando chega em casa revisa tudo o que o professor falou (ESTUDO PASSIVO).

OU

Realizar um ESTUDO ATIVO, que funciona assim:

Enquanto você está assistindo à aula/lendo o livro, você pensa, raciocina e reflete sobre o conteúdo. Ao raciocinar sobre ele, você chegará às suas conclusões e deve anotar suas conclusões e raciocínios com SUAS sentenças curtas e palavras chave no seu caderno (neste primeiro momento, você já vai ter fixado bem mais do que com o método normal, além de economizar tempo na hora de estudar!).

Feito isso, você deve revisar sempre o conteúdo (Aqui, você deixará o conteúdo MUITO MAIS preso na sua cabeça).

Com esses dois primeiros passos feitos, vem a melhor parte (e pra mim a mais divertida): RESOLVA QUESTÕES!

Ao resolver questões, você prenderá ainda mais o conteúdo na sua cabeça pois estará revendo tudo e raciocinando mais uma vez!

Você percebe o quanto este método de ESTUDO ATIVO é muito mais eficiente do que o método tradicional?

Este foi apenas um exemplo rápido de estudo ativo, aprofundarei mais em outro vídeo/artigo, então caso ainda não receba meus emails Clique AQUI para se cadastrar e não perder nenhum dos meus conteúdos!

Chegamos ao final deste primeiro Vídeo/Artigo sobre Como Estudar Para Concurso Público. Fique atento para receber os próximos 2 vídeos!

Só lembrando, as 3 dicas que você precisa saber sobre Como Estudar Para Concurso Público são:

  1. Planejamento de Estudo
  2. O Melhor Material do Mundo
  3. Siga Um Método de Estudo

Se este artigo foi útil para você, deixe seu comentário abaixo e me siga nas redes sociais:

Página do Facebook
Canal no Youtube

Um grande abraço,

Jobair Cardoso
do Blog Colecionador de Aprovações

 

E-Book: 5 Regras Garantidas Para Ter Sucesso Nos Estudos!

Receba GRÁTIS No Seu Email!

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

1 Comentário

  1. Pablo disse:

    O mais difícil pra mim tem sido elaborar um planejamento eficaz